Notícias

Fique por dentro

Restly Shape

Congresso Metrologia 2023

 

 

A 12° edição do Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM) foi realizada pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), em Itaipava, Petrópolis / RJ, no período de 28 a 30 de novembro de 2023, em conjunto com diversos outros eventos paralelos (Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes – CBMRI; 7º Congresso Internacional de Metrologia Mecânica – CIMMEC; XV Congresso Internacional de Metrologia Elétrica – SEMETRO; e Congresso Brasileiro de Metrologia Óptica – CBMO). Esse conjunto de eventos foi denominado Metrologia 2023, e teve a presença de 398 participantes nacionais e internacionais. 

A sessão solene de abertura contou com a presença do Diretor Técnico da FINEP, Carlos Alberto Aragão, o Diretor substituto de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Morais, o Diretor do Instituto de Radiometria e Dosimetria (IRD), André Luiz Lopes Quadros, o Diretor do Programa de Pós-Graduação em Metrologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Carlos Roberto Hall, o Presidente do Metrologia 2023, Américo Bernardes e o Presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), Rodrigo Costa-Felix.

O evento teve como objetivo reunir profissionais e estudantes de diversas instituições que atuam nas estratégias voltadas para a disseminação da cultura da metrologia e da avaliação da conformidade como fatores essenciais ao desenvolvimento sustentável da sociedade.

Estiveram presentes como patrocinadoras o Instituto de pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), a METTER TOLLEDO, a GM Metrologia e o Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia (Ipetec).

Como apoiadores, estiveram presentes a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Nesta edição, o evento teve como tema “Metrologia como ferramenta para o desenvolvimento industrial do Brasil”. O setor industrial se fez presente tanto nos estandes quanto levando profissionais para participarem das atividades e apresentarem trabalhos em sessões orais e de pôsteres.

A 12° edição do Congresso Brasileiro de Metrologia foi um sucesso e todos já estão prontos para iniciar os preparativos para a 13° edição que ocorrerá em 2025.

Aguardem que em breve o local será divulgado!

Spread the love
Iniciar Chat
Qual sua dúvida?
Olá!
Podemos ajudar?

Nosso horário de atendimento é de:
Segunda a Sexta-feira das 09 h às 17 h