Corpo Docente

Conheça nossos professores

Restly Shape

CORPO DOCENTE

SBM / Entib / Pós-Graduação

Conheça um pouco mais sobre nosso corpo docente.

ALEXANDRE MENDES

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Metrologia pela PUC-Rio e Doutor em Eng Mecânica pela PUC-Rio. É professor titular de Metrologia no IFRJ (antigo CEFET Química de Nilópolis/RJ); Diretor de implementação do campus Volta Redonda (2008); Diretor Geral do campus Volta Redonda no período de 2008-2014. Tem experiência na área de Física e Metrologia, com enfase em : Cálculo de Incerteza; Calibração e Instrumentação Industrial; Física Experimental; Ensino de Física e Qualificação Profissional. É autor dos livros: A Física no Parque em co-autoria com o Prof Henrique Lins Barros, Metrologia e Incerteza de Medição em co-autoria com o Prof Pedro Paulo N. Rosário e Termos e Expressões de Metrologia Aplicáveis ao Ambiente da Saúde - Documento Orientativo - SBM. Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia nos biênio 2010-2012; 2012-2014; 2014-2016. 2016-2018. Atualmente é Vice-Presidente de Gestão e Finanças da Sociedade Brasileira de Metrologia..

DR. EM ENG. MECÂNICA/MESTRE EM METROLOGIA

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (2003-06), tendo sido seu coordenador entre 2005-06. Foi diretor do Departamento de Infraestrutura para Educação a Distância do Ministério da Educação entre 2003-04. Foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa entre 2003 e 2009 e Chefe do Centro de Capacitação do Inmetro entre 2007 e 2012. Coordena projetos de inclusão digital e de educação a distância, com ênfase no uso de modernas tecnologias de informação e comunicação. Foi diretor do Departamento para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações entre 2012-2019. É professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisa em Mecânica Estatística, com ênfase em Sistemas Complexos, tendo como linhas: problemas biologicamente motivados, economia e sociologia; simulações em materiais não homogêneos (granulares, fibrosos). É Membro Nato da Sociedade Brasileira de Metrologia.

DOUTOR EM FÍSICA

Andréa Vidal dos Anjos

Farmacêutica Bioquímica com especialização em Saúde Pública e experiência de 33 anos em Saneamento, sendo 28 anos em Laboratório Ambiental. Participou do grupo que implantou o Sistema de Gestão da Qualidade do Departamento de Ensaios e Apoio Laboratorial (Laboratório Central de Águas da Corsan - RS) a partir de 1998. Laboratório reconhecido pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul (RMRS) desde 2002 e acreditado pela Cgcre na ABNT NBR ISO/IEC 17025 desde 2003. É avaliadora da RMRS e da Cgcre pela mesma norma. Participante de 2003 a 2017 da Câmara Técnica de Controle de Qualidade de Água da Associação de Empresas Estaduais de Saneamento Básico Estaduais (AESBE), tendo participado ativamente dos grupos técnicos, secretariado e coordenado tal Câmara. Membro dos Grupos Técnicos dos Programas de Ensaios de Proficiência relacionados com Análises Ambientais da RMRS. Instrutora da Conformità – Avaliação da Conformidade, Rede Metrológica do RS e Sociedade Brasileira de Metrologia.

Farmacêutica Bioquímica com especialização em Saúde Pública

Carlos
Carlos de Barros Barateiro

Possui Graduação em Engenharia Mecânica (UNICAMP/1985), MBA em Gerência de Telecomunicações (FGV/2002) e Direito Ambiental (UCAM/2008). Certificado pelo Project Management Institute (PMI/2007). Mestrado em Engenharia Civil (UFF/2011) e doutorado em Engenharia de Produção (UFF/2014).

É Consultor Técnico nas áreas de Medição e Automação com mais de 30 anos de experiência atuando no mercado de óleo e gás. Mais de 30 artigos técnicos publicados em congressos, journals e revistas especializadas.

Além disso, é Professor de Engenharia para graduação e pós-graduação.

Consultor Técnico nas áreas de Medição e Automação

CLEBER HAUBRICHS DOS SANTOS

Professor de matemáticas e historiador das matemáticas. Possui doutorado obtido em co-tutela entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) e a Université de Lorraine (Nancy, França), sendo duplamente diplomado: Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ (2015) e Docteur en Philosophie et Histoire des Sciences pela UL (2015). Além disso, possui Mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2000) e Bacharelado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor no IFRJ (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) no Campus Nilópolis. Também é pesquisador associado do laboratório Archives Henri Poincaré (Nancy, França), onde passou um ano de trabalho no âmbito de sua pesquisa para o doutorado. Tem interesse em história das geometrias no século XIX (particularmente geometria analítica e geometria projetiva), biografias de matemáticos, construção coletiva da produção matemática, metodologia heurística da rede de textos e história da circulação das matemáticas em jornais especializados e outros periódicos.

DR. EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA

FILIPE ALBANO

Possui graduação, mestrado e doutorado em engenharia de produção pela UFRGS. Mais de 15 anos de experiência na área da qualidade e metrologia. Atua como professor da Escola Politécnica da PUCRS. Coordenador da pós-graduação de Lean Six Sigma / Black Belt da PUCRS. Coordenador da linha de pesquisa de avaliação da conformidade do LESP (Laboratório de Engenharia de Sistemas de Produção) da universidade. Trabalha como gerente da qualidade da Rede Metrológica RS, atuando na coordenação da área técnica e da gestão da qualidade da empresa, que é certificada ABNT NBR ISO9001 e acreditada ABNT NBR ISO/IEC 17043. Tem formação de Lead Assessor ANBT NBR ISO 9001. Atua como avaliador líder de laboratórios pela Rede Metrológica RS. Também é especialista da Cgcre para avaliação de laboratórios. Participante do ABNT CB/25 - Normas de Gestão da Qualidade. Autor do livro "Validação e Garantia da Qualidade de Ensaios Laboratoriais.

DR. EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GISELE HIDALGO

Docente na área de Gestão em temáticas voltadas para a Competitividade, Estratégia, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo. Inovação, Logística e Cadeia de Suprimentos. Destacando nestes anos de atuação instituições de ensino como: UFRGS, IFRS, CESUCA, UNILASALLE, SENAC, SENAI entre outras. Consultora da área de Gestão e Negócios que atua como consultora em empresas, projetos e iniciativas voltadas para a estratégia, a cultura, a inovação, o empreendedorismo e principalmente, as pessoas. Atividades que envolvam a criação e a aplicação de processos, ferramentas e métodos capazes de tornar o ambiente propício para transformar as pessoas e suas ideias em resultados

DRA. EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Jorge Luiz Guerra do Nascimento

Mestre em Metrologia e Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO -Pólo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Xerém, área de concentração Qualidade, linha depesquisa: Avaliação da Conformidade de normas, regulamentos e leis. Graduação em Bacharelado em Direitopela Universidade Veiga de Almeida (1999). Advogado - Aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasilem (1999). Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes(2004). Pós-Graduação em Direito Público e Tributário pela Universidade Cândido Mendes(2010).Técnico em MecânicaIndustrial pela Escola Técnica Rezende-Rammel. Auditor Líder em SGQ-Sistema de Gestão da Qualidade combase na ABNT NBR ISO 9001:2008 - INMETRO. Especialização em Interpretação da Norma ABNT NBR ISO/IEC17021:2011 - INMETRO. Participante do Curso sobre Interpretação da Norma ABNT NBR ISO 19011:2012-Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão-INMETRO. Membro da Comissão Técnica de EquipamentosEletromédicos do INMETRO. Atuação como auditor externo (Sistema de Gestão da Qualidade com base na ABNTNBR ISO 9001:2008 na Ouvidoria do INMETRO). Consultor Jurídico e em Sistema de Gestão da Qualidade ABNTNBR ISO 9001:2008 na empresa JMED Material Hospitalar Ltda. Atuação como auditor líder com base na normaABNT NBR ISO 9001:2008 na empresa de Usinagem Crane RJ. Atuação como auditor e consultor da área daQualidade na Ferroport joint venture área de minério de ferro Porto do Açu em Campos dos Goytacazes,São Joãoda Barra. Consultor jurídico de empresas nas áreas de gestão de riscos jurídicos, compliance e governançacorporativa, com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Membro das Comissões de Estudos - CEE - daAssociação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, nas áreas de compliance e governança corporativa. Professoruniversitário e docente na Sociedade Brasileira de Metrologia - SBM.

Mestre em Metrologia e Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia

LUCIANA E SÁ ALVES

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura na UFRJ (1998), mestrado em Educação na Puc-Rio (2006) e doutorado em Biotecnologia no Inmetro/UFRJ (2017). Trabalhei com Educação a Distância durante os primeiros 4 anos no Centro de Capacitação. Entre os anos 2014 e 2022, fui alocada na Divisão de Metrologia Óptica que faz parte da Diretoria de Metrologia Científica no Inmetro. Por se tratar de uma área-fim no Instituto, trabalho com atividades de gestão (projetos e processos) em contato direto com pesquisadores formados em áreas de Física e Engenharia. A área de metrologia é transversal às áreas das chamadas Hard Sciences.

DOUTORA EM BIOTECNOLOGIA

LESSANDRA L. NICOLÃO CAUDURO

Doutora em Epidemiologia pela UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (2016). Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Ênfase em Análises Clínicas pela mesma universidade (2005). Avaliadora da Rede Metrológica RS na Norma NBR ISO/IEC 17025 e Norma NBR NM ISO 15.189. Avaliadora do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde). Atua nas áreas de: epidemiologia hospitalar, controle de infecção hospitalar, farmácia hospitalar e Sistema da Qualidade.

DOUTORA EM EPIDEMIOLOGIA

MARCELO BASSI COSTA

Mais de 25 anos de carreira com vivência em gestão das áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Licenciamento Ambiental, Engenharia de Segurança do Tabalho, Engenharia de Meio Ambiente e Engenharia de Segurança de Processsos. Atuando nos segmentos de Energia, Siderurgia, Mineração, Biocombustíveis, Logística, Agronegócio e Indústrias.

GERENTE DE MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO

MARLON JOSÉ MARTINS

Entrei para o mundo da Metrologia em 2001. Especialista em Física pela Unicamp. Especialista em Metrologia e graduado em Matemática. Exerço a função de Gerente técnico de laboratório desde 2003 onde atuo como signatário para calibrações acreditas em diversas grandezas. Sou um dos fundadores do Canal Metrologia, onde fico responsável por escrever artigos, apresentar e editar o podcast.

ESPECIALISTA EM FÍSICA PELA UNICAMP

MARTA F. ABDALA MENDES

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). A atualmente é coordenadora e professora do Curso de Especialização em Educação e Divulgação Científica do IFRJ/campus Mesquita e coordenadora de Pesquisa do campus Mesquita, professora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências do IFRJ/campus Mesquita e professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ/campus Mesquita. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática de 2011 a 2014 e professora das Licenciaturas em Física e em Matemática de 2008 a 2014 do IFRJ/campus Volta Redonda. Tem experiência na área de Educação Científica, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, ensino de ciências, história e filosofia da ciência, divulgação científica.

DRA. EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS

PAULO ROBERTO GUIMARÃES COUTO

Chefe do Laboratório de Pressão do Inmetro; Avaliador da Rede Brasileira de Calibração – Inmetro desde 1984; como experiência acadêmica sou professor das disciplinas de Incerteza de Medição e de Estatística dos Cursos de Mestrado Profissionalizante de Metrologia e Qualidade e também de Mestrado e Doutorado Acadêmico de Metrologia do Inmetro; da disciplina Incerteza de Medição do Curso de Pós Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor). Oriento e co- oriento dissertações do Curso de Mestrado Profissionalizante de Metrologia e Qualidade do Inmetro.

PROFESSOR

PEDRO PAULO NOVELINO

Mestre em Metrologia/PUC-RJ, MBA Marketing/PUC-RJ, Engenheiro Eletrônico/UFRJ, Engenheiro Instrumentação Industrial/Petrobras. Atuação: Diretor da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro; Secretário de Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias. Secretário Executivo da SBM; Avaliador de laboratórios de calibração (dimensional, pressão, temperatura e grandezas elétricas) - Rio Metrologia; Professor “Metrologia”, “Organização e Normas” e “Instrumentação Industrial” - Universidade Estácio de Sá; Professor “Metrologia” - pós-graduação em TIB da Universidade Cândido Mendes. Co-autor livros “Metrologia e Incerteza de medição: conceitos e aplicações”, “Metrologia & Incerteza de Medição”, “Termos e Expressões de Metrologia Aplicáveis ao Ambiente da Saúde”, e cartilha “Metrologia – conhecendo e aplicando em sua indústria”.

Mestre em Metrologia / ENGENHEIRO ELETRÔNICO

RAFAEL LUCCA LERCH

Engenheiro Civil, MSc. Diretor da Certificar Engenharia, empresa especializada em implantação e manutenção de sistemas de gestão e certificações, sobretudo nos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, em metrologia e qualidade. Instrutor de cursos Lead Assessor ISO 17025, Incerteza das Medições, Controle de Equipamentos e Análise Crítica de Certificados de Calibração, Auditoria Interna, Controle e Elaboração de Documentos de Sistemas de Gestão, entre outros, e avaliador de laboratórios da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. Professor convidado e conteudista de cursos da Sociedade Brasileira de Metrologia - SBM.

MESTRE EM ENGENHARIA CIVIL

RENATA K. L. PASSOS

Química especialista em Gestão Ambiental com conhecimentos técnicos na área de controle de qualidade de á g u a e efluentes, implantação e validação de métodos analíticos, estimativa de incerteza de métodos fisico-quimicos e microbiológicos e legislação ambiental

ESPECIALISTA EM GESTÃO AMBIENTAL

Ricardo Luís d’Ávila Villela

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ e mestrado pelo Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ. No campo da metrologia aplicada à integridade de dutos, desenvolveu uma pesquisa que foi premiada na primeira edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia.

Trabalhou em empresas voltadas a projetos e medições acústicas, e na indústria automobilística atuou nas áreas de controle vibroacústico de veículos, ensaios metrológicos, processamento de sinais e análise estatística de dados de medição.

Ingressou no Inmetro em 2008 e como pesquisador da instituição realiza pesquisas nas áreas de: metrologia acústica, processamento de sinais, ruído sonoro ambiental, incerteza de medição e análise de risco aplicada à avaliação da conformidade. Desde o ano de 2017, integra a equipe de professores do curso Avaliação de Incerteza de Medição oferecido pelo Inmetro.

Mestre em Engenharia Mecânica

ROBSON CAMPOS

Química especialista em Gestão Ambiental com conhecimentos técnicos na área de controle de qualidade de á g u a e efluentes, implantação e validação de métodos analíticos, estimativa de incerteza de métodos fisico-quimicos e microbiológicos e legislação ambiental

MESTRE EM QUÍMICA

RODRIGO P. B. DA COSTA-FELIX

Engenheiro mecânico formado pela UFRJ (1995), mestre em engenharia mecânica pela COPPE/UFRJ (1996) e doutor em engenharia biomédica (20105), também pela COPPE/UFRJ. Trabalha no Inmetro desde 1996, tendo sido responsável pela implementação do Laboratório de Ultrassom. É presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (2019-2020) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia (2017-2020). O Prof. Rodrigo é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (2017-2021) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Metrologia, ambos do Inmetro. Supervisionou mais de 15 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado desde 2007. É autor de 3 patentes de invenção. Editou o livro Metrologia vol 1: Fundamentos (Brasport, 2017). Foi autor de mais de 68 artigos publicados em periódicos revisados por pares desde 2006 e mais de 100 artigos da conferência. Suas principais áreas de atuação são metrologia, ultrassom, engenharia biomédica e empreendedorismo. Atualmente Presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia.

DOUTOR EM ENGENHARIA BIOMÉDICA

RUAN MAYWORM

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, também pela Universidade Católica de Petrópolis, Black Belt Lean Six-Sigma pela Escola EDTI, Mestre em Metrologia e Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Doutor em Metrologia, também pelo Inmetro. Foi pesquisador no Laboratório de Ultrassom do Inmetro (Labus), no qual auxiliou no desenvolvimento de sistemas medição para calibração e ensaios e no desenvolvimento e gerenciamento de projetos de pesquisa relacionados a ultrassom e acústica submarina. Trabalhou na empresa Robert Bosch Ltda., no qual foi responsável pelo estudo de capabilidade de medição (Análise dos Sistemas de Medição MSA) dos sistemas de medição do Laboratório de Engenharia, além de suporte metrológico na área de incerteza de medição, calibração e na implementação da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Atuou no laboratório de ensaios eletromagnéticos CertLab, na gestão da qualidade, certificação de produtos e na manutenção das normas ABNT NBR ISO/IEC 17025 e ABNT NBR ISO/IEC 17065. Fez parte do corpo de pesquisadores do projeto monitoramento das condições dos taludes de montante das estruturas utilizando ultrassom, blockchain e machine learning, parceria entre o Inmetro e Norte Energia S.A. Atualmente, serve na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), como 1 Tenente do corpo de Engenheiro Navais, na divisão de mecânica e motores, atuando como Gerente de manutenção e reparo em nível de 2 e 3 escalões, para navios da Esquadra da Marinha do Brasil. Tem experiência nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Medição, Gerenciamento de Projetos, Metrologia, Ultrassom e Acústica Submarina, Lean Six Sigma, Estatística e Auditorias de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Mestre em Metrologia / ENGENHEIRO Mecânico

SÉRGIO HENRIQUE SILVA JUNIOR

Mestrado em metrologia, MBA em Gestão da Qualidade, graduação em Licenciatura em Química e Bacharel em Química Com Orientação Tecnológica . Atualmente professor efetivo dos cursos de graduação de Bacharel em Química , Tecnólogo em Gestão da produção Industrial, Especialização em Gestão Ambiental e experiência de oito anos como Diretor de Administração do IFRJ - Campus Nilópolis. Experiência 15 anos em Indústria Química, implantação e implementação de sistemas de gestão baseados nas normas ISO-9001, ISO-17025 e ISO-14001, Validação de Métodos de Ensaio e dispositivos de medição e Técnicas de Controle Estatístico de Processos. Participante das comissões para Estudo e elaboração do projeto de implementação de cursos superiores e de pós graduação nas áreas de Metrologia, Gestão da Qualidade, Marketing Farmacêutico e Licenciatura em Matemática. Participante da comissão de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Implementador da modernização da Coordenação de Registro Escolar para conferir agilidade e confiabilidade.

MESTRE EM METROLOGIA

Sheila Barbosa Martins

Eu Sheila Barbosa Martins, colaboro com empresas no segmento ambiental, mas especificamente na área de controle de qualidade analítico a alcançarem suas metas de certificação para laboratórios de ensaio. Sou Mestre em Ciências (Química), Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente, Licencianda em Química e técnica em Química, e, atuei como estagiária nos laboratórios do Instituto Estadual do Ambiente. Atualmente estou como profissional da qualidade em uma Estação de Tratamento de Água (ETA Guandu) da Companhia Estadual de Águas e Esgotos - CEDAE, exercendo atividades nas áreas de controle de qualidade e gestão da qualidade. Também atuei por dez anos como coordenadora de Laboratório de Controle de Qualidade em Estações de Tratamento de Esgotos com foco no tratamento de efluentes, certificação de laboratórios, reciclagem agrícola, estabilização química, lodo de esgoto e secagem térmica.  Tenho vivência na elaboração de Dashboards utilizando o Excel; construção de relatórios gerenciais através de apresentações em PowerPoint; desenvolvimento de relatórios de monitoramento por intermédio do Business Intelligence (BI).

Eu pude aprender e desenvolver habilidades estratégicas que me proporcionam crescimento profissional mantendo a capacidade de inovação. Acredito em grandes propósitos por participar ativamente em projetos conclusos e permaneço sempre disposta a conduzir novos desafios com o mesmo sucesso. E, tenho necessidade de realização a cada instante, tendo o comprometimento de vencer os obstáculos com confiança, fazendo as coisas acontecerem.

Mestre em Ciências (Química)

TANIA S. DE A. RODRIGUES

Graduada em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente (2008), mestre (2011) e doutora (2016) em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Consultora em Gestão da Qualidade e Meio Ambiente na WORK Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., Avaliadora na ISO/IEC17025 e Instrutora na ISO15189, Boas Práticas de Laboratório, Segurança no trabalho em Laboratórios Químicos e Microbiológicos, Sistema BPL e Técnicas em Amostragem pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul . Lead Assessor na ISO14001. Possui experiência na área de Química, Análises Clínicas ,Gestão da Qualidade e Meio Ambiente.

DOUTORA EM ENGENHARIA E TECNOLOGIAS DE MATERIAIS

VANESSA FISCHER

Engenheira com excelente conhecimento em disciplinas de engenharia de materiais e metalúrgica, com experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento de materiais / componentes utilizados na indústria de Óleo & Gás, especialmente ligas CRA e tubos rígidos Cladeados. Além disso, ela tem experiência e grande interesse em engenharia de análise de falhas e forte conhecimento técnico em caracterização de materiais. Ademais, ela tem um envolvimento duradouro em processos de junção em estado sólido com foco em ligas leves e aços HSLA. Além da conclusão de seu mestrado acadêmico, formou-se em diversos cursos com foco em engenharia de qualidade e de melhoria de processo (Lean Six Sigma Black Belt), a fim de obter um conhecimento mais profundo dos princípios e práticas de garantia e controle de qualidade, bem como de melhoria contínua de produtos, serviços e processos. An engineer with excellent materials and metallurgical engineering disciplines knowledge, with experience on research and development projects of materials/components used in Oil & Gas industry, especially CRA-alloys and rigid CRA-clad pipes. Additionally, she has experience and a great interest in failure analysis engineering and strong technical background in materials characterization techniques. Furthermore, she has a lasting involvement regarding in solid state joining processes focusing in lightweight alloy and HSLA steels. In addition to the completion of her academic masters, graduated from several courses focused in quality engineering in order to get a deeper knowledge in the principles and practice of product and service quality assurance and control.

ENGENHEIRA / Mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais

VANILSON FRAGOSO

Possui graduação em Administração Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2001). Mestrado em Ciências do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida (2020). Professor de Pós Graduação das Universidades Veiga de Almeida (desde 1999) e Centro Universitário de Volta Redonda (desde 2002). Consultor, Auditor e Instrutor em diversos modelos de gestão como: SGA NBR ISO 14001; NBR ISO 14015 Gestão ambiental - Avaliação ambiental de locais e organizações (AALO); SGTS NBR 15401/ISO 21401 /Sistema Travelife; SGSTA NBR ISO 21101; SGE NBR ISO 50001; NBR ISO 31000 (Riscos); NBR ISO 37301 (Compliance); NBR ISO 37001 (Antisuborno); NBR ISO 20400 (Compras Sustentáveis); Processo de Atuação Responsável - ABIQUIM / PRODIR / SASSMAQ; Referencial AQUA; Inventário de Gases de Efeito Estufa - IGEE; Princípios do Equador e Padrões de Desempenho da International Finance Corporation - IFC; Auditorias ambientais de conformidade legal - Resolução CONEMA 21/2010, DZ 056 Revisão 3; Resolução SMAC RJ N.º 550/2014, Resolução CONAMA 306/2002. Atuou e atua em segmentos diversos como siderurgia, química, petroquímica, mineração, construção civil, hotelaria, cimenteira, energia, farmacêutica, engenharia, entre outros.

Mestre em Ciências do Meio Ambiente

Iniciar Chat
Qual sua dúvida?
Olá!
Podemos ajudar?

Nosso horário de atendimento é de:
Segunda a Sexta-feira das 09 h às 17 h