Resultado Eleições SBM

- Diretoria Executiva e Conselho Fiscal: Biênio Março-2024/Março-2026

- Conselho Deliberativo: Quadriênio Março-2024/Março-2028

Restly Shape

LINK RESULTADO DAS ELEIÇÕES

 Conselho Deliberativo e Diretoria

ELEITOS CONSELHO DELIBERATIVO

CANDIDATOS PARA REPRESENTANTE INSTITUCIONAL

INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – IPEM-SP

Razão Social: INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – IPEM-SP

Endereço: Rua Santa Cruz, 1922, Vila Gumercindo – São Paulo – SP

CNPJ: 61.924.981/0001-58

Dados do representante

Nome: Alexandre Sobral
Formação: Graduação em Gestão de Qualidade em Metrologia, IESA, Brasil.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9785504198780067

  REPRESENTANTES INDIVIDUAL

Não houve, pois as vagas estão ocupadas.

RESULTADO DAS ELEIÇÕES CONSELHO FISCAL

Eleitos na AGO de 14/03/2024

ELEITOS PARA CONSELHO FISCAL

  ROBSON CAMPOS DOS SANTOS JUNIOR

Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2012) e Mestre em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Coordenador dos laboratórios de controle de qualidade de esgoto da CEDAE entre 2018 e 2020 Coordenador de Controle de Qualidade da ETA Guandu a partir de 2021.
Possui experiência na área de metrologia química: elaboração de planilhas para cálculo de incertezas; aplicação de testes estatísticos, validação de métodos analíticos.
Atua como professor na Sociedade Brasileira de Metrologia, lecionando sobre metrologia química e aplicação da ISO 17025 em laboratórios, e atuando como consultor nas áreas de validação de ensaios e incerteza de medição.
Professor substituto no IFRJ campus Rio de Janeiro atuando nas disciplinas de Química Ambiental 1 e 2 e Tratamento de Águas e Esgotos.
Membro do Fórum Internacional para Metrologia e Examinologia em Química (ForMEQ) Coordenador de Pós Graduação em Controle de Qualidade de Laboratórios Ambientais da SBM/IPETEC.

  MARTA FERREIRA ABDALA MENDES

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutora em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora titular do IFRJ (aposentada), atuando como professora e pesquisadora credenciada nos cursos de Especialização em Educação e Divulgação Científica; Especialização em Divulgação Científica (modalidade EAD), Especialização em Neuroeducação do IFRJ/campus Mesquita, Especialização em Ensino de Ciências do IFRJ/campus RJ, Especialização em Metrologia da SBM/Ipetec-UCP e professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional
e Tecnológica (PROFEPT) do IFRJ/campus Mesquita. Professora da Especialização em Metrologia da SBM/Ipetec-UCP.

  MARLON JOSÉ MARTINS

Profissional da área de metrologia, com mais de 20 anos de experiência, Técnico em Eletrônica formado pela Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita, graduado em Matemática pela Centro Universitário Fundação Santo André, especialista em Metrologia e Qualidade pelo Instituto de Ensino Superior Santo André, especialista em Física pela Unicamp, Técnico em Metrologia pela IFRJ Campus Volta Redonda, Especialista Influência Digital: Conteúdo e Estratégia e Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Faculminas.
Gerente técnico do Laboratório de calibração Laftec, que oferece serviços de calibração e manutenção de instrumentos de medição e ensaio, acreditado em Dimensional, Pressão, Massa, Temperatura e Umidade, Força, Torque e Dureza e ensaios. Cofundador do Canal Metrologia, criado com o propósito de discutir e compartilhar, de forma simples e direta, o que acontece em volta da Ciência das Medições por meio de artigos, vídeos e podcasts. Professor da Matéria Metrologia Dimensional na SBM e da Especialização em Metrologia da SBM/Ipetec-UCP.

ELEITOS DIRETORIA EXECUTIVA

CHAPA: Metrologia como ferramenta para desenvolvimento industrial do país

  PROPOSTA DE PLATAFORMA DE TRABALHO COMO CHAPA CANDIDATA PARA A DIRETORIA EXECUTIVA DA SBM – BIÊNIO ABRIL/2024 – MARÇO/2026

A Indústria, em todos os seus setores, depende em maior ou menor monta da Metrologia em seus processos, no desenvolvimento dos seus produtos ou na realização de seus serviços. Muitas vezes esta dependência não é evidente por parte dos envolvidos, quer sejam gestores ou técnicos da indústria, quer sejam os próprios profissionais capazes de suprir as demandas metrológicas. A Sociedade Brasileira de Metrologia, ciosa dos seus deveres e prerrogativas, aproximar cada vez mais os metrologistas da indústria. Isso se dá tanto evidenciando aos setores industriais a importância da metrologia e áreas correlatas quanto  espertando nos metrologistas a importância de auxiliar o desenvolvimento industrial no Brasil. 

Com muito orgulho, trazemos para toda comunidade de metrologistas, associados da SBM, a proposta da nossa chapa para a Diretoria Executiva no biênio 2024-2026.

A Plataforma de Trabalho da nossa chapa compreende os seguintes pontos:

• Dar continuidade ao trabalho das últimas gestões da SBM, sempre pautado pela ética, integridade, austeridade e transparência.

• Manter como compromisso a consolidação da imagem da SBM perante toda a sociedade, assegurando independência em relação aos diversos agentes públicos ou privados.

• Esta independência não será jamais associada ao desinteresse em parcerias. As gestões anteriores da diretoria da SBM estabeleceram fortes vínculos com o setor industrial e acadêmico. Esta chapa se compromete não apenas em manter os vínculos, mas em aprofundá-los e aumentar a abrangência da atuação da SBM.

• A autonomia financeira demanda uma boa gestão do patrimônio da SBM. Esta chapa se compromete a garantir a valoração dos ativos e equipe, além de, tanto quanto possível, aumentar a capacidade de investimento da SBM em projetos relevantes para o Brasil.

• Revisar o atual modelo de negócios da SBM no início da gestão da nova diretoria. Os casos de sucesso serão empregados como modelo para novos empreendimentos e parcerias.

• A chapa entende que a metrologia é multifacetada e interdisciplinar. Incentivar investimentos e ofertas de apoio às atividades de metrologia, quer seja Metrologia Legal, Metrologia Industrial ou Metrologia Científica, é uma estratégia que se pretende implementar em todas as ações da SBM.

• A chapa se compromete a reforçar os programas de disseminação dos conhecimentos de Metrologia, seja na formação profissional inicial ou continuada, seja em ações de divulgação de  fatos e ações.

• A chapa entende que o aumento da rede de pessoas integradas à SBM aumentará sua importância e, consequentemente, da Metrologia. Dessa forma, buscar o aumento de leads e associados constitui uma meta da chapa.

• A chapa se compromete em manter a ligação da SBM com outras instituições similares, quer sejam Sociedades Científicas com áreas de interface com a Metrologia, quer sejam associações de maior abrangência, como a SBPC e a ABC.

• A chapa entende que os eventos científicos organizados pela SBM são pujantes. Assim sendo, nos comprometemos a envidar esforços para manter o excelente nível técnico e científico dos diversos congressos apoiados pela SBM nos últimos anos.

• A chapa entende que a inovação industrial e a metrologia estão fortemente relacionadas e nesse sentido, se compromete em discutir propostas e ações potenciais que apoiem a indústria em seus processos de inovação de produtos e processos, que exigem cada vez mais ideias disruptivas.

• Fomentar a formação de novas lideranças na Metrologia, em todos os segmentos (legal, industrial e científica), sob os auspícios da Diretoria Executiva da SBM.

• A formação de consórcios entre as sociedades com afinidades em comum também será viés de atuação da nova chapa, buscando fortalecer as parcerias nacionais e internacionais e fomentar soluções de metrologia integradas para a sociedade, academia e indústria.

• A chapa se compromete a consolidar parcerias internacionais, tais como SIM e BIPM, dentro das possibilidades estatutárias da SBM e do interesse dos associados.

• A formação do metrologista no nosso país e no mundo é precária. Temos uma ausência de disciplinas de metrologia nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Nesse sentido, a chapa se compromete em incentivar e fortalecer, cada vez mais, a SBM como um Centro de Formação de Metrologistas, capacitando os profissionais nos seus diversos níveis, a saber; formação inicial e continuada, nível técnico e pós-graduação.

MEMBROS

  RODRIGO PEREIRA BARRETTO DA COSTA-FELIX

Engenheiro Mecânico (UFRJ, 1995), Mestre em Engenharia Mecânica (COPPE/UFRJ, 1996) e Doutor em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ, 2005). Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade pelo Inmetro (RJ) desde 1996. Gerente do Laboratório de Ultrassom desde 2008. Docente permanente dos três Programas de Pós-Graduação do Inmetro. Orientou 12 teses de doutorado e 34 dissertações de mestrado. Tem mais de 100 artigos publicados em revistas indexadas no Brasil e no exterior. É associado titular da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) desde 2014, da qual foi membro do Conselho Fiscal (2014-2015), Vice-presidente por 3 mandatos consecutivos (2016-2018; 2018-2020; 2020-2022) e presidente
(2022-2024). Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) por três mandados (2017-2020; 2020-2023). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (Nível 1D) e Cientista do Nosso Estado pela Faperj

VICE-PRESIDENTE DE GESTÃO E FINANÇAS

  ALEXANDRE MENDES

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Metrologia pela PUC-Rio e Doutor em Eng Mecânica pela PUC-Rio. É professor titular de Metrologia no IFRJ (antigo CEFET Química de Nilópolis/RJ); Diretor de implementação do campus Volta Redonda (2008); Diretor Geral do campus Volta Redonda no período de 2008-2014. Tem experiência na área de Física e Metrologia, com ênfase em: Cálculo de Incerteza; Calibração e Instrumentação Industrial; Física Experimental; Ensino de Física e Qualificação Profissional. É autor dos livros “A Física no Parque”, “Metrologia e Incerteza de Medição” e “Termos e Expressões de Metrologia Aplicáveis ao Ambiente da Saúde – Documento Orientativo – SBM”. Vice-presidente da SBM nos biênios 2010-2012; 2012-2014; 2014-2016 e 2016-2018. Ocupou a presidência do Conselho Deliberativo da SBM até JAN2022.

VICE-PRESIDENTES

  ANDRÉ LUIZ MEIRA DE OLIVEIRA

Formado em Engenharia Mecânica, habilitado em Produção e mestre em Metrologia Científica e Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Arquiteto de Soluções na Fundação CERTI. Experiência em análise e planejamento estratégico, redes de negócio, metrologia e garantia da qualidade. Atua diretamente na configuração e desenvolvimento de sistemas preditivos com digital twins e em desenvolvimentos para a gestão da integridade nos mais diversos setores econômicos de atuação da CERTI.

  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA

Possui graduação em Engenharia Elétrica em Eletrônica/Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Associado da
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Metrologia. Tem experiência multidisciplinar, com ênfase em Metrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sensores e instrumentação, transdutores magnéticos, engenharia biomédica, ensaios não-destrutivos, flutter atrial, corpo estranho magnético e redes neurais.

  ELISABETH COSTA MONTEIRO

Graduação em Medicina (UFRJ), mestrado e doutorado em Biofísica (UFRJ) e pós-doutorado em Física Médica no Istituto di technologie Avanzate Biomediche (Università G. d’Annunzio, Itália). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com atuação em ensino e pesquisa no Dept. de Física e Programa de Pós-Graduação em Metrologia, e como pesquisadora visitante no Vanderbilt Institute for Integrative Biosystems Research and Education, Vanderbilt University, EUA), no Biomagnetisches Zentrum (Friedrich-Schiller-Universität, Alemanha) e no Dipartimento di Ingegneria Elettrica e delle Tecnologie dell’Informazione (Università degli Studi di Napoli Federico II, Italia). Atua na International Measurement Confederation (IMEKO), como membro da diretoria do comitê TC7-Measurement Science, presidente do comitê TC13-Measurements in Biology and Medicine, e como membro do Technical Board e Presidential Board. Na Sociedade Brasileira de Metrologia foi membro do Conselho Deliberativo até janeiro de 2022 e Vice-presidente (2022-2024). Principais temas de pesquisa: Metrologia, Biometrologia, Confiabilidade Metrológica de Dispositivos Biomédicos, Desenvolvimento de Transdutores para Aplicação Biomédica, Medições Bioelétricas e Biomagnéticas, Teoria da Medição e Modelo Rasch.

  SUZANA BOTTEGA PERIPOLLI

Licenciada em Matemática, Mestre em Física pela UFSM e Doutora em Ciências pela UFRGS e pela Universitè de Poitiers, França (cotutela de tese). Possui experiência na área de Física, especialmente em Microscopia Eletrônica de Varredura e Transmissão, Feixe de Íons Focalizados, Nanolitografia, Defeitos induzidos por Implantação Iônica em materiais e Espectroscopias. Atuou como Coordenadora da Área de Serviços Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia Solda e como Pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação Inspeção e Integridade na FIRJAN, focada em projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação para as indústrias do Estado do Rio de Janeiro e em consultorias e serviços na área de Ciência dos Materiais, inspeção, integridade, análise de falhas e nanotecnologia. Atua como professora adjunta da Graduação e Pós-graduação no Departamento de Engenharia Mecânica da UERJ, fazendo parte do comitê gestor do laboratório Multiusuário de Nanofabricação e Caracterização de Nanomateriais – NANOFAB, promovendo maior participação de meninas e mulheres na Engenharia Mecânica da UERJ através de Projeto de extensão da UERJ e do programa Imersão Cientifica Futuras Cientistas 2024. É coordenadora de projetos de inovação do Departamento de Inovação da UERJ (INOVUERJ), atuando na interface academia, indústria e sociedade.

Iniciar Chat
Qual sua dúvida?
Olá!
Podemos ajudar?

Nosso horário de atendimento é de:
Segunda a Sexta-feira das 09 h às 17 h