Iniciativa faz parte das atividades da 1ª semana de Inovação promovida pelo Instituto

 

Para que haja efetiva inovação no Brasil é preciso que o País tenha um ambiente de negócios mais simples e uma infraestrutura da qualidade (IQ) que encoraje o setor produtivo a buscar soluções que tragam mais qualidade a seus produtos e serviços. Essa é a síntese da mesa redonda que reuniu, nesta segunda-feira (28/5) o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson; o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos da Costa, e o comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME), general de Brigada Juraci Ferreira Galdino, na abertura da 1ª Semana de Inovação promovida pelo Inmetro.

Ao citar o fraco desempenho do Brasil nos rankings globais de inovação e eficiência, o presidente do Inmetro destacou que, nos últimos 20 anos, o Brasil se encontra na encruzilhada de escolher o lado do desenvolvimento e qualidade ou simplesmente se manter como um mercado de produtos de baixa qualidade. “Uma sociedade que desenvolve qualidade em seus produtos entra em um círculo virtuoso, que exige mais qualificação para trabalhar, gera bons salários e o consumo se qualifica também”, ressaltou.

Marcos Heleno ressaltou que o papel do Inmetro é justamente dar apoio para que a indústria possa agregar valor aos seus produtos e serviços por meio de suas atividades (de metrologia, normatização, regulamentação técnica, avaliação da conformidade, vigilância de mercado e acreditação). “Essas atividades não são soltas, são organizadas dentro de um sistema conhecido como infraestrutura da qualidade que ajuda nas medições, na padronização, na certificação e na confiança do processo, por meio da acreditação. O que o Inmetro está propondo é essa IQ, para que possamos ter o desenvolvimento que buscamos”, assinalou, acrescentando que o Inmetro deseja ser reconhecido pelo setor produtivo e pelo mercado como uma caixa de ferramentas para superar os desafios da sociedade 4.0.

Ambiente de negócios

Ao parabenizar o Inmetro pela iniciativa de debater a importância da inovação nesse momento disruptivo da sociedade global, o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Da Costa, reconheceu que o Brasil perdeu a referência de sua indústria criativa. De acordo com ele, esse quadro reflete o engessamento das atividades econômicas sujeitas à burocracia, a regulamentos pesados que somente elevam o custo Brasil. “Se não tivermos um bom ambiente de negócios, nossas empresas não conseguem inovar, porque inovação depende de rapidez, leveza, de flexibilidade; depende de um sistema tributável leve e simples que é tão importante para a prosperidade. Depende de não termos ferramentas que engessem nossas empresas”, enfatizou.

Nesse contexto, ressaltou que o Inmetro tem trabalhado muito, colocando a inovação como o centro do seu planejamento estratégico. Carlos Da Costa observou, ainda, que os empreendedores devem buscar soluções junto ao Instituto. “Temos o Inmetro que é uma caixa de ferramenta para ajudar os inovadores. Com muito mais agilidade e a equipe técnica que tem, o Inmetro pode ajudar muito o setor produtivo a garantir qualidade para seus produtos”, frisou.

Já o comandante do Instituto Militar do Exército (IME), general de Brigada Juraci Ferreira Galdino, apresentou em linhas gerais a atuação da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (Agitec) do Exército, criada para gerar informações relevantes sobre ciência e tecnologia que servem de base para as decisões do alto comando da corporação. “Como são vários os interesses, o Exército sofre influência do sistema nacional de inovação que, se for fraco, nos criará problemas para realizarmos nosso trabalho de pesquisa e desenvolvimento de alto valor agregado”, justificou, informando que, desde 2010, a corporação vem passando por transformação, tendo como um dos principais vetores justamente a inovação.

O general Galdino defendeu a adoção da chamada tríplice hélice, que parte da premissa de que a inovação resulta da articulação entre universidade, iniciativa privada e poder público, e da inovação aberta. “São questões fundamentais que nortearam o processo de transformação na área de ciência e tecnologia do Exército”, afirmou.

Programação

Nessa quarta-feira(30/06), às 10 h, haverá o lançamento do InovInmetro – Laboratório de Inovação do Inmetro e na sexta (02/07), também às 10 h, haverá a mesa redonda “Inovação na Prática”. Os eventos, virtuais, serão transmitidos no canal do Inmetro no YouTube (www.youtube.com.br/tvinmetro). Acesse a programação completa da 1ª Semana de Inovação do Inmetro.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-promove-debate-sobre-inovacao-para-a-sociedade-4.0

Spread the love