Uma das principais técnicas de avaliação da qualidade de materiais já está disponível para organismos independentes. 

OInmetro, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), está oferecendo um novo serviço de acreditação para organismos interessados em atuar na inspeção da fabricação de equipamentos para o setor de óleo e gás (OIA-OG).

Lançado em julho deste ano, o programa foi desenvolvido para atender à solicitação da Petrobrás em prover mais garantia no processo de aquisição de bens. A inspeção de fabricação é considerada uma das principais técnicas de avaliação da qualidade de materiais e equipamentos e de fundamental importância para clientes que adquirem equipamentos para novos empreendimentos, expansões ou substituições dos existentes e não possuem equipe própria de inspeção.

O setor de óleo e gás faz uso em seus processos de extração, beneficiamento e transporte de diversos equipamentos acessórios, como tubulações e válvulas, caldeirarias, máquinas elétricas, turbinas de vapor e gás além de toda parte de automação, entre outras. Esses equipamentos, instalados e em funcionamento, se constituem em ponto crucial para as empresas do setor.

O serviço de inspeção de fabricação deve ser realizado por organismo de inspeção independente, acreditado conforme ABNT NBR ISO/IEC 17020 Tipo A contratado pelo fornecedor conforme Requisito Geral da Qualidade de Bens (ET-0000.00-0000-972-1AL-001 item 8.2.1) da Petrobrás.

Confira informações detalhadas sobre os passos para obter a acreditação desse serviço.

 
 
Spread the love