Vivemos em um mundo que está em constante evolução no qual as tecnologias se tornam obsoletas com uma velocidade impressionante.

A sociedade atual trata os meios de comunicação como parte integrante de suas casas. Ninguém mais vive sem celular ou Internet, sendo que esta última se tornou tão indispensável quanto a companhia de um amigo. Por meio da internet se pode interagir com o mundo, sem sair do lugar e, ainda assim, manter uma grande rede de contatos e relacionamentos.

A internet comporta tantas possibilidades de utilização que faz dela um meio infindável de entretenimento e aprendizado. A informação está na ponta dos dedos, ou em um simples comando de voz, com grande velocidade e praticidade. Então porque não utilizar este meio de comunicação tão eficaz e atrativo como forma de aprendizado?

Pensando na agilidade que internet proporciona, a qual tanto precisamos nos dias de hoje, escolas e universidades no mundo todo, estão cada vez mais trabalhando com o uso da Educação a Distância, a chamada EAD, como meio de facilitar a vida dos estudantes e proporcionar a eles a possibilidade de aprender sem sair de casa, tendo maior autonomia, flexibilidade de horários e algo bastante importante nessa época de crise, um custo consideravelmente mais baixo.

A Educação a Distância não é novidade, ela surgiu em meados do século XIX, obviamente muito mais primitiva e menos pedagógica que atualmente. Os chamados cursos por correspondência não podem ser, nem de longe, comparados com a qualidade de aprendizado que existe hoje na EAD. Naquela época, os cursos por correspondência realmente poderiam ser considerados a distância, pois não havia interatividade alguma e os alunos eram obrigados a aprender praticamente sozinhos, com materiais tradicionais sem o auxílio ou orientação de um educador.

Hoje, falar sobre EAD é completamente diferente, pois a evolução tecnologia proporcionou para essa área um desenvolvimento fascinante. Os cursos EAD atuais utilizam modernos recursos tecnológicos que facilitam o processo de ensino aprendizagem. Esses cursos não são baseados em materiais de cursos presenciais, eles são pensados e planejados para o formato EAD. É aí que está o diferencial.

Plataformas de aprendizagem como o moodle, por exemplo, são totalmente customizáveis e permitem a inserção de recursos infindáveis, que tornam o aprendizado uma experiência muito mais agradável e produtiva, mas apesar disso tudo, não se exclui a participação de um professor. Os cursos que não são autoinstrucionais, são acompanhados por um tutor online que irá acompanhar as aulas, responder a questionamentos e orientar o aluno.  

A interatividade entre professores, tutores e alunos é algo constante dos cursos EAD atuais. Por meio de fóruns e chats dentro do próprio ambiente virtual de aprendizagem, os alunos podem discutir entre si os assuntos trabalhados em aula, sob orientação e acompanhamento direto do tutor. Esse contato tornou-se tão fácil e ágil, que chega a ser estranho tratar a EAD como uma modalidade de ensino “a distância”.

A Evolução da EAD com o auxílio da tecnologia fez dela uma modalidade de ensino com grande aceitação e reconhecimento na qualidade do mesmo, devido a sua confiabilidade, está reconhecida e resguardada por legislação.

Em 1996, a Educação a Distância passou a ser, oficialmente regulamentada no Brasil.

A Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica – ENTIB foi desenvolvida por uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP. Essa escola possui foco em capacitação profissional, e está desenvolvendo seus cursos também na modalidade a distância, buscando atender as necessidades de seu público.

Cursos mais acessíveis financeiramente, com a mesma qualidade e validade de um curso presencial, e ainda com diferencias tecnológicos, bem como recursos interativos, ambiente virtual de aprendizagem atrativo, intuitivo e de fácil navegação, objetos audiovisuais, links externos para aprofundamento de conteúdo, realização de exercícios de fixação, realização de avaliação online, banco de questões com feedbacks e emissão de certificado ao final do curso, fazem desses cursos um ótima alternativa para quem não tem muito tempo disponível, não deseja investir valores muito altos, mas ainda assim, necessita de atualização.

A Entib sabe que nos dias de hoje, fazer um bom uso dos recursos tecnológicos não é mais um diferencial, é simplesmente uma necessidade exigida pela evolução.

Acesse: www.entig.org.br

Spread the love