O Inmetro e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicaram um artigo na revista Nature, uma das mais prestigiadas do meio científico mundial. O texto reporta a investigação por nanoespectroscopia Raman (TERS) da reconstrução atômica de átomos de carbono quando duas folhas de grafeno são empilhadas com um pequeno angulo de rotação. Este rearranjo dos átomos de carbono neste novo nanomaterial gera novas propriedades ópticas e eletrônicas com alto potencial de aplicações tecnológicas, que incluem inclusive a supercondutividade. O trabalho foi realizado em colaboração com a UFMG por meio do Laboratório Associado ao Inmetro para Inovação em Instrumentação Científica (LA3IC).
“Estas imagens de altíssima eficiência óptica e com resolução espacial menor que 20 nm, o que é 30x menor que o limite de difração, só foram possíveis pelo emprego das nanoantenas ópticas desenvolvidas no Inmetro e UFMG, as chamadas PTTPs (do inglês plasmon-tunable tip pyramids)”, comenta o pesquisador da Divisão de Metrologia de Materiais do Inmetro, Dr. Thiago Vasconcelos, um dos autores do artigo.
 
O artigo também destaca o inovador processo com alto controle do empilhamento de folhas de grafeno feito na UFMG. Os resultados experimentais combinados com os modelos teóricos possibilitaram um novo entendimento da física por trás deste novo nanomaterial. Esta pesquisa também abriu as portas para uma nova linha de aplicações da microscopia óptica e TERS neste tipo de investigação.
 
 

Confira também na íntegra a Live – Nanotecnologia que ocorreu no dia 01/10/2020 às 17 h, que trata do assunto de nanotecnologia.

Convidados: 

LUIZ GUSTAVO CANÇADO – CHEFE DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA – UFMG

BRÁULIO ARCHANJO – PESQUISADOR DO INMETRO

AMÉRICO BERNARDES – PRESIDENTE DA SBM

Disponível no canal da SBM no youtube ➡️ youtube.com/metrologiasbm

Spread the love