Assinado por pesquisador do Inmetro, artigo na Nature destaca avanço para a indústria

A comunidade científica e metrológica internacional deu mais um importante passo para o desenvolvimento da indústria de nanotecnologia, em especial a do grafeno, um dos materiais mais pesquisados do mundo e com impacto em diversos setores industriais. Após um longo processo de colaboração envolvendo representantes de mais de 30 países dentro do ISO/TC 229 – Nanotechnologies, foi publicada hoje a primeira norma internacional sobre caracterização de grafeno, a ISO/TS 21356-1 (Structural characterisation of graphene from powders and liquid dispersions). O Inmetro, que coordena a comissão espelho brasileira dentro da ABNT (CEE-089 – Nanotecnologia) participou ativamente deste processo, e acaba de publicar um artigo na Nature Review Physics destacando a importância desta norma ISO.

Entre os autores do texto está Erlon Ferreira, pesquisador da Divisão de Metrologia de Materiais do Inmetro, juntamente com pesquisadores estrangeiros, de outros Institutos de Metrologia. “Procuramos ressaltar a importância e os impactos positivos em termos padrões para a indústria de nanotecnologia, em especial a do grafeno”, comentou Erlon.

O artigo pode ser visualizado em: www.nature.com/articles/s42254-021-00278-6

 

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/noticias/norma-internacional-define-padroes-para-caracterizacao-do-grafeno

Spread the love