O Inmetro e a Korea Agency for Technology and Standards (KATS) reuniram-se por videoconferência nesta terça-feira (01/11) para discutir os principais temas de interesse comum e dar encaminhamento a um Plano de Cooperação Bilateral Regulatória para o ano de 2021.
O interesse maior dos coreanos está relacionado ao funcionamento do processo desenvolvido pelo Subgrupo de Trabalho n. 3 do Mercosul, que é coordenado pelo Inmetro, e que trata de harmonização de regulamentos técnicos e procedimentos de avaliação da conformidade. Além de informações sobre regulamentos ligados a eletroeletrônicos, maquinário, têxteis e artigos infantis. Por parte do Inmetro, o interesse é ampliar o conhecimento acerca da experiência e de aspectos específicos do modelo regulatório coreano nas áreas de avaliação da conformidade e metrologia legal.
Pelo Inmetro, além da Coordenação-Geral de Articulação Internacional, participaram da reunião representantes da diretorias de Avaliação da Conformidade (Dconf), Metrologia Legal (Dimel) e do Gabinete da Presidência (Gabin). A apresentação do sistema regulatório de Metrologia Legal do país e a experiência do KATS com vigilância de mercado, estudos de impacto regulatório (AIR) e a forma como os coreanos tratam da relação entre regulação e inovação tecnológica com foco na indústria 4.0 foram os principais temas de maior interesse do Inmetro para esta primeira reunião. Ambas as partes trocarão propostas de cooperação para 2021 em 15 dias.