Num processo industrial, de pequeno ou grande porte, existem diversos fornecedores envolvidos. Cada um possui seu sistema de produção e instrumentos de medição individuais, mas apesar disso todas devem estar em conformidade com requisitos específicos e determinados por normas ou legislação. Imaginem um fornecedor de rodas fabricando e medindo os furos dos parafusos de fixação com um diâmetro um pouco menor que o fabricado e medido pelo fornecedor de parafusos. Simplesmente as rodas não serão utilizadas.
Esta situação, além do aspecto econômico que poderá levar à rejeição do produto, poderá ainda conduzir ao confronto cliente x fornecedor, refletindo-se em um desgaste neste relacionamento e podendo repercutir na sua participação no mercado. Podemos afirmar, com certeza, que medidas imprecisas acarretam desperdício, baixa qualidade e altos custos.
Benefícios que a metrologia pode proporcionar: Suporte para tecnologia e métodos de produção eficiente; Quantificação e avaliação de transações comerciais; Transferência de tecnologia e inovação; Intercambialidade de sistemas e de produtos; Proteção para o consumidor; Saúde e segurança para a sociedade. |