As atividades de metrologia legal no Brasil, seus principais resultados e desenvolvimentos foram tema do artigo publicado pelos pesquisadores da Dimel, Bruno Amado e Alexandre Soratto, no Boletim da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).
O trabalho, intitulado “Uma visão geral das atividades de metrologia legal no Brasil”, ressalta a importância dos Institutos Nacionais de Metrologia compartilharem dados e informações para que, a partir de comparações e discussões internacionais, os países possam avaliar o nível de maturidade de seus processos e aprimorá-los.

De acordo com o artigo, em 2015, foram realizadas, no Brasil, mais de 22 milhões de verificações de instrumentos, entre as iniciais, as periódicas e as pós-reparo. O maior percentual de não conformidades encontrado foi nos sistemas de medição de combustíveis gasosos (13,62%), enquanto o mais baixo foi nos taxímetros (0,42%).

Para os autores, a extensão territorial do Brasil e a diversidade entre as regiões – algumas altamente desenvolvidas e povoadas e outras compostas por pequenas aldeias que só podem ser alcançadas por barcos ou aviões – traz particularidades ao sistema de metrologia legal. “Há muitos desafios para trazer conformidade a um país tão diverso, uma vez que a regulamentação precisa ser seguida em todo lugar. No entanto, o número de verificações e de inspeções e o baixo percentual de não conformidades na maioria dos instrumentos mostra a robustez do nosso sistema”, avalia Bruno Amado.

Nos últimos anos, as atividades de pesquisa e de desenvolvimento realizadas pelo Inmetro no âmbito da metrologia legal ficaram centradas, principalmente, em aprimoramentos de processos e no controle de fraudes. As ferramentas de tecnologia da informação também foram amplamente exploradas, para fornecer inteligência e otimizar as atividades realizadas pelo Instituto e seus órgãos delegados.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Fonte: http://www.inmetro.gov.br/noticias/verNoticia.asp?seq_noticia=4019

Spread the love