A Metrologia Legal pode ser definida como sendo a parte da Metrologia Geral que se refere às exigências legais, técnicas e administrativas, relativas às unidades de medida, aos métodos de medição, aos instrumentos de medir e às medidas materializadas.

Vídeo feito pelo Inmetro sobre os produtos pré medidos

Explicando melhor: A maioria dos produtos que consumimos são medidos de alguma forma. Quando compramos um pacote de arroz no supermercado, ou quando vamos ao açougue comprar carne, o preço que pagamos depende da quantidade que estamos comprando. Muitas vezes o produto foi medido previamente, como no caso de um pacote de arroz de 5kg, de um rolo de papel higiênico de 30 metros ou de um litro de leite. Outras vezes, o produto é medido na nossa frente, como quando pedimos um “quilo” de carne no açougue.

Muitos serviços também são medidos. Nas grandes cidades, o táxi possui um medidor de comprimento e tempo, o taxímetro, que mede a distância percorrida e calcula o valor da corrida. A água que chega à nossa casa é medida por um aparelho, chamado hidrômetro, que registra quantos metros cúbicos de água foram consumidos. Quando vamos ao médico, ele mede a nossa pressão arterial usando um instrumento chamado esfigmomanômetro. Também mede a nossa temperatura, usando um termômetro clínico.

Se quase tudo o que compramos é medido, como saber se as medições estão sendo realizadas corretamente? Quem garante que o pacote de arroz de 5kg tem, de fato, cinco quilogramas? Quem controla a qualidade das medições realizadas pelas balanças, taxímetros, bombas medidoras de combustível e tantos outros instrumentos usados para medir os produtos que consumimos?

As medições que envolvem transações comerciais, bem como aquelas que envolvem a saúde e a segurança dos cidadãos, são reguladas pela Metrologia Legal.

Nesse sentido, a Metrologia Legal é um conjunto de normas e regulamentos técnicos que devem ser obedecidos obrigatoriamente por todos aqueles que comercializam produtos ou serviços mediante algum tipo de medição, ou que fabricam instrumentos de medir voltados para esse fim, sob pena de sofrerem algum tipo de sanção administrativa.

Como em muitos países, no Brasil existe um sistema responsável pela elaboração e aplicação das normas e dos regulamentos compreendidos pela Metrologia Legal. Esse sistema é conhecido por SINMETRO, Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Fonte: https://ipemsp.wordpress.com/2010/01/26/entenda-o-que-e-metrologia-legal/#more-245

Spread the love