Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, o segundo ciclo da versão estendida e virtual do evento começa na próxima segunda-feira, 5 de outubro, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Inscrições para WEBMinicursos se encerram dia 5/10
As sociedades afiliadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) integram a programação científica da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC com a realização conferências e mesas-redondas. Neste segundo ciclo, que vai de 5 a 10 de outubro, as atividades serão organizadas por associações como a Sociedade Brasileira de Genética (SBG), Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPz), Associação Brasileira de Etnomusicologia (Abet), Sociedade Brasileira de Física (SBF), Colégio Brasileiro de Ciências (CBCE), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (MutaGen-Brasil). Veja aqui a programação completa.
Na segunda-feira, 5 de outubro, das 9h às 11h, a SBG realiza a mesa-redonda “A genética e o câncer”, com a participação de Sandro José de Souza, professor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Paulo Pimentel de Assumpção, professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o oncologista Rodrigo Santa Cruz Guindalini.
À tarde, das 15h às 17h, a SBMAC, promove o debate “O profissional de matemática aplicada para o século 21: o que aprender?”, cuja mesa será composta por Humberto José Bortolossi, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz, professor adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e Victor Augusto Giraldo, professor associado do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A atividade terá coordenação de João Frederico da Costa Azevedo Meyer, professor associado no Departamento de Matemática Aplicada do IMECC da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No segundo dia de evento, 6 de outubro, das 9h às 10h, o pesquisador da Fiocruz Samuel Goldenberg apresenta a conferência “A pesquisa básica ajuda a controlar doenças emergentes?”, promovida pela SBPz. A atividade será apresentada pela diretora da SBPC, Lucile Maria Floeter-Winter.
E das 15h às 16h da terça-feira, é a vez da SBF oferecer a conferência “Os novos mundos do cosmo e o Nobel de Física de 2019″, que será proferida por José Renan de Medeiros, professor titular livre da UFRN.
Na quarta-feira, 7 de outubro, a Abet promove, das 15h às 17h, a mesa-redonda “Etnomusicologia contemporânea no Brasil: reflexões sonoras contra o paradigma colonial”, coordenado por Marília Raquel Albornoz Stein, presidente da Abet, e com a participação de Eurides de Souza Santos, professora associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Deise Lucy Oliveira Montardo, professora associada da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Ana Lucia Rossate Ferreira, da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD).
No dia seguinte, 8 de outubro, “Meninas na ciência” é tema de mesa-redonda promovida pela SBF, das 9h às 11h. O debate, que será coordenado por Carolina Brito Carvalho dos Santos, professora adjunta do departamento de física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contará com a participação de Thereza Cristina de Lacerda Paiva, professora titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Zelia Maria da Costa Ludwig, professora em regime de dedicação exclusiva, pesquisadora e orientadora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Debora Peres Menezes professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ainda na quinta-feira, das 15h às 17h, a CBCE promove o debate “Mulheres, corpos e ciência com desenvolvimento sustentável no século XXI”. Larissa Michelle Lara, professora associada no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenará a atividade, que contará com Priscila Gomes Dornelles, professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Katemari Diogo da Rosa, professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Tatiana Passos Zylberberg, docente do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Fechando a programação científica da semana, na sexta-feira, 9 de outubro, acontece das 9h às 11h a mesa-redonda “A força da interprofissionalidade em saúde no enfrentamento da pandemia”, organizada pela ABEn. Participam da atividade a presidente da entidade, como coordenadora, e Alcindo Antônio Ferla, professor associado na UFRGS, João Grandi, professor afiliado da disciplina de enfermagem Clinica e Cirúrgica da escola Paulista de Enfermagem da Unifesp, e Francisca Rego, professora titular do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).
Das 16h às 17h, a MutaGen-Brasil convida Lucymara Fassarela Agnez Lima, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para proferir a conferência “Metagenômica: ciência para a sustentabilidade no setor de petróleo e gás”. A atividade será apresentada por Katia Castanho Scortecci, professora adjunta da UFRN.
Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a UFRN.
Além da programação científica, a Reunião Anual da SBPC conta com Sessão de Pôsteres, atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades, e a SBPC Cultural, que encerra todos os dias as atividades científicas com apresentações artísticas, como música e teatro, sempre às 19h30.
O link das transmissões das atividades pode ser conferido aqui.
WEBMinicursos: atenção aos prazos!
Os interessados em participar dos WEBMinicursos do segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC que serão realizados na primeira semana de outubro têm até a próxima segunda-feira, dia 5, para se inscreverem.
A programação conta com atividades como, por exemplo, “Mediação em práticas educativas em museus de C&T”, “Criando experimentos para o estudo da linguagem”, “Hormônios e comportamento” e “Uso de jogos didáticos no ensino de parasitologia”. Veja aqui a lista completa.
Os WEBMinicursos são compostos por 6h de videoaulas gravadas disponibilizadas pela plataforma Zoom e uma live 2h de duração, totalizando a carga horária de 8h.
Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/
Jornal da Ciência