A Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) é uma entidade técnico-científica, sem fins econômicos, de direito privado, fundada em 1979, com a finalidade de difundir as atividades de Ensaios Não Destrutivos (END) e Inspeção, preservando a vida das pessoas e o meio ambiente.
Por meio de ações de qualificação e certificação de pessoas, normalização, treinamentos, pesquisas e projetos técnicos, eventos e publicações, voltadas à qualidade, aprimoramento tecnológico, saúde e segurança do trabalho e gestão empresarial, a Associação atua em vários setores como o de petróleo e gás, nuclear, químico, siderúrgico, mineração, naval, automotivo, ferroviário, papel e celulose, eletroeletrônico e geração de energia.
A Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fortalecer a cooperação cientifica entre pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de pesquisas básicas ou aplicadas em Biociências.
Seus membros são biólogos, médicos, biomédicos, farmacêuticos, biofísicos, físicos médicos, fisioterapeutas, químicos, estatísticos, tecnólogos de radiologia, entre outros profissionais, capacitados para desenvolver pesquisas e promover inovações tecnológicas com sustentabilidade em radiações ionizantes e não ionizantes aplicadas à Saúde.
A SBBN é associada à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), a qual congrega treze sociedades científicas que realizam em conjunto uma reunião anual no segundo semestre na região Sudeste e uma reunião regional no primeiro semestre nas regiões Nordeste ou Centro Oeste.
A Sociedade Brasileira de Física foi criada durante a XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que teve lugar em Blumenau, Santa Catarina. O ato de fundação ocorreu no dia 14 de julho de 1966 no salão da Biblioteca Municipal Fritz Muller. Os participantes desta Assembléia, dentre os quais pesquisadores, professores de segundo grau e estudantes de física, foram convocados para a mesma através de carta individual enviada a todos os sócios do setor de física da SBPC. A sociedade científica tem a missão de fomentar o desenvolvimento da física no Brasil.
A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica (associação civil) sem fins lucrativos, filiada à International Radiation Protection Association e à Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe. Foi fundada em Assembléia realizada no Auditório da Academia Brasileira de Ciênciasem 09/12/1986.
Objetivos da SBPR (sobretudo no campo da educação):