A metrologia imprime confiabilidade nas medições e confiabilidade é a capacidade, ou a probabilidade, de um sistema realizar uma função e manter seu funcionamento sob condições específicas, de forma adequada, como previsto no projeto, durante um período de tempo pré-determinado, em circunstâncias de rotina, bem como em circunstâncias hostis e inesperadas.

Assim, a confiabilidade metrológica é a capacidade de um sistema de medição transmitir certeza e confiança nos resultados obtidos.

Num mercado cada vez mais globalizado as empresas estão submetidas a pressões comerciais e técnicas, tanto pelo lado dos concorrentes, nacionais e internacionais, quanto pelo dos clientes consumidores. Um processo produtivo deve estar, sempre que possível, fundamentado em normas técnicas, procedimentos ou especificações, visando à obtenção de produtos que satisfaçam às necessidades do mercado consumidor. Para que isto ocorra dentro dos limites planejados, são realizadas medições das características das matérias-primas, das variáveis do produto em transformação e das diversas etapas do processo.

Sem a comprovação metrológica não há como garantir a confiabilidade dos dados referentes ao controle das características que determinam a qualidade do produto. Sua ausência, portanto, é por si só razão suficiente para gerar descrédito no sistema de informação da qualidade da organização.

Analisando-se o ambiente pelo lado do consumidor, o sistema metrológico existente possibilita que os usuários dos produtos tenham acesso a mecanismos de verificação da conformidade dos produtos oferecidos. A partir de resultados de medições, realizadas pelos fabricantes e verificadas pelos órgãos controladores, os consumidores podem confiar que os produtos industrializados foram mensurados anteriormente (ex.: peso, volume, composição química, concentração etc.) e liberados para comercialização.

A confiabilidade metrológica acarreta um produto final confiável, seguro, econômico (uma vez que é feito sem desperdícios) respeitando o consumidor e garantido sua fidelidade a marca (por saber que pode confiar num produto que obedece padrões de qualidade mundialmente aceito)

Spread the love