Todos os setores industriais demandam por metrologia. Tanto na área da saúde, como indústrias farmacêuticas e hospitais, bem como na indústria metal mecânica, mecânica fina, aeroespacial, náutica, em fim, em diversos campos a metrologia e suas aplicações tem fundamental importância.
Podemos dividir a metrologia em três grandes áreas de atuação:
(I) Metrologia Legal e (II) Metrologia Científica e (III) Metrologia Industrial.
A Metrologia Legal é a área da metrologia mais próxima do cidadão. Sua principal função é garantir a proteção ao consumidor de produtos e serviços que envolvam e necessitam algum tipo de medição. Está relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos de medição e métodos de medição, e que são desenvolvidas por organismos competentes.
A confiabilidade destas medições, especialmente em atividades realizadas nas áreas da saúde, da segurança, do meio ambiente ou que envolvam transações comerciais, não pode ser assegurada por uma das partes envolvidas, mesmo que esta possua mecanismos e competência técnica para fazê-lo. É obrigação de uma estrutura metrológica legal estabelecer a transparência e confiança entre as partes, com base em leis, regulamentos técnicos, ensaios e medições imparciais.
Além das atividades comerciais estão submetidos ao controle metrológico os instrumentos de medição usados em atividades oficiais, na área médica, na fabricação de remédios, nos campos da proteção ocupacional, ambiental e da radiação. Nestes casos, o controle assume especial importância face aos perigosos efeitos negativos que resultados errados podem provocar à saúde humana.
Exemplos de instrumentos e produtos pré-medidos submetidos ao controle metrológico: Instrumentos – balanças; pesos; bombas medidoras de combustíveis; veículos-tanque (caminhão e vagão); carrocerias para carga sólida; taxímetros; medidas de capacidade para líquidos; medidas materializadas de comprimento (metros, trenas); termômetros para derivados de petróleo e álcool; densímetros para derivados de petróleo e álcool; termômetros clínicos; medidores de energia elétrica; hidrômetros (medidores de água fria); medidores de gás domiciliares; sistemas de medição de líquidos criogênicos; sistemas de medição de gás combustível comprimido; cronotacógrafos; medidores de velocidade; medidores de gás tipo rotativo e tipo turbina; analisadores de gases veiculares; etilômetros; medidores de pressão sanguínea (esfigmomanômetros); opacímetros; sistemas de medição utilizados para líquidos e gases; medidores de comprimento. Produtos pré-medidos – alimentícios; têxteis; gás engarrafado; higiene e limpeza; material escolar; material de escritório; medicamentos; cosméticos; material para construção; químicos; cesta básica. |
A Metrologia Científica, tanto em nível internacional quanto nacional, está vinculado às pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica, e também trata dos padrões de medição e dos instrumentos laboratoriais.
A Metrologia Industrial está relacionada com ações abrangendo os sistemas de medição das indústrias, responsáveis pelo controle dos processos produtivos e pela garantia da qualidade dos produtos e serviços ofertados ao mercado.
clinica de estetica
27 de dezembro de 2021A atuação da Drenagem Linfática Manual Vodder é vasta.