Eleições SBM

- Diretoria Executiva e Conselho Fiscal: Biênio Março-2022/Março-2024 

- Conselho Deliberativo: Quadriênio Março-2022/Março-2026

Restly Shape
CANDIDATOS PARA CONSELHO DELIBERATIVO
CANDIDATOS PARA REPRESENTANTES INDIVIDUAL
quadro_alexandre_venci ALEXANDRE LUIZ DE ARRUDA VENCI Físico, Biomédico, Acadêmico de Engenharia Mecatrônica (4º ano), acadêmico em Estética e Cosmetologia (2º ano.). Palestrante do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na área de BPF (Boas Prática de Fabricação) de produtos de origem animal. Palestrante na área de Microscopia na Universidade Federal de Pernambuco .Metrologista e técnico na área Médico, Hospitalar, Odontológica, Laboratorial , Fisioterápica e Industrial a 30 anos. Membro da Sociedade Brasileira de Física. Membro do Núcleo Italiano de Ciências, Letras e Artes. Atualmente, responsável técnico na empresa Inteltesla Solutions.
quadro_lessandra LESSANDRA LOSS NICOLÁO CAUDURO Farmacêutica Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina daUFRGS. Avaliadora líder da Rede Metrológica RS nas normas ABNT NBR ISO/IEC 17025 e ABNT NBR ISO 15189desde 2010. Avaliadora líder do DICQ Sistema Nacional de Acreditação. Experiência por 5 anos como avaliadora doIBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde) para atendimento do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).Avaliadora Especialista na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 da CGCRE/INMETRO nas áreas de EnsaiosBiológicos (Amostragem e Ensaios microbiológicos), Área de Atividade: Produtos químicos (Produtos farmacêuticos;Meio ambiente – Águas e Saúde humana) e na Norma ABNT NBR ISO 15189 na área de Análises Clínicas.Professora da Sociedade Brasileirade Metrologia (SBM) nos cursos online ao vivo e conteudista e tutora nos cursos EAD.
quadro_pauloafonso PAULO AFONSO LOPES DA SILVA Fellow da Royal Statistical Society (UK) e da ASQ (USA), onde é CQE, CRE e CQA. Membro da Academia Brasileira da Qualidade. Professor do IME (Instituto Militar de Engenharia). Revisor de jornais científicos, entre os quais Management Decision. Membro do ForMEQ, da CT-05 e da CEE-150. Especialista da CGCRE. Estatístico do PBRP. Prestou consultoria no-CTAL, LATEB e CETEPO do SENAI, no SMSC da FUNED/MG, na RILAA/OPA/OMS e GGLAS/ANVISA. Foi Professor das universidades FIT e UW-LAX (EUA). Atua nas áreas da Estatística Aplicada em Laboratórios de Calibração e Ensaios, em Provedores de Ensaios de Proficiência.
quadro_rafael RAFAEL LUCCA LERCH Eng Civil, MSc pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Avaliador líder de laboratórios e instrutor da Rede Metrológica do RS. Formado avaliador de laboratórios pelo Inmetro/Cgcre. Professor de especialização e pós graduação convidado da IPETEC. Instrutor de cursos na área da Sociedade Brasileira de Metrologia e da ABNT Cursos.Diretor da Certificar Engenharia, empresa especializada na implantação de sistemas de gestão ISO 17025desde 2005.
quadro_regis REGIS PINHEIRO LANDIM  Eu possuo graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com ênfase em automática. Em 2002, ingressei no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) onde, desde 2012, sou o responsável pelo Laboratório de Metrologia Elétrica Quântica. Fiz pós-doutorado em metrologia elétrica quântica (padronização primária de tensão baseado no efeito Josephson), de 08/2006 a 07/2007 no National Institute of Standards and Technology (NIST), EUA. Atuo na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em medidas elétricas, magnéticas e eletrônicas, instrumentação, em padrões de tensão Josephson cc e ca e suas aplicações em metrologia, que são minhas áreas de interesse em pesquisa. Sou responsável pela realização e disseminação do volt no Brasil, bem como pela manutenção de maneira internacionalmente consistente do padrão de tensão, alinhado às unidades do Sistema Internacional de Unidades. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade do Inmetro desde 2015.
CANDIDATOS PARA CONSELHO FISCAL
quadro_carlos_hall CARLOS ROBERTO HALL Possui graduação em Engenharia Elétrica em Eletrônica/Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Adjunto 1 da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Metrologia. Tem experiência multidisciplinar, com ênfase em Metrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sensores e instrumentação, transdutores magnéticos, engenharia biomédica, ensaios não-destrutivos, flutter atrial, corpo estranho magnético e redes neurais
quadro_etiene ETIENE BENINI MENDES  Engenheira Metalurgista, Mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais, com experiência de mais de 10 anos na ABNT NBR ISO/IEC 17025. Coordenadora da Qualidade de Laboratório da UFRGS acreditado pela Cgcre, responsável pela implantação e manutenção do sistema. Professora da Escola Politécnica da Unisinos (RS). Avaliadora Líder da Rede Metrológica do RS. Instrutora de treinamento Conformità – Avaliação da Conformidade, da Rede Metrológica RS e da Sociedade Brasileira de Metrologia. Coordenadora do Comitê Executivo da RMRS. Associada, conteudista e tutora da SBM. Participa ativamente como membro do Grupo Técnico Espelho ABNT/ISO CASCO na revisão da ISO/IEC 17025:2017. Membro do Grupo Técnico de Tradução da ABNT para as normas ISO/IEC 17025:2017, ISO 19011:2018 E ISO/IEC 17011:2018.
CANDIDATOS PARA DIRETORIA EXECUTIVA
Chapa: Metrologia para transformação digital, tecnológica e industrial PROPOSTA DE PLATAFORMA DE TRABALHO COMO CHAPA CANDIDATA PARA A DIRETORIA EXECUTIVA DA SBM – BIÊNIO MARÇO/2022 – MARÇO/2024 A Plataforma de Trabalho da nossa chapa compreende os seguintes pontos:
  • Dar continuidade ao trabalho das últimas gestões da SBM, sempre pautado pela ética, integridade, austeridade e transparência.
  • Manter como compromisso a consolidação da imagem da SBM perante toda sociedade, assegurando independência em relação aos diversos agentes públicos ou privados.
  • Entretanto, a independência não será jamais associada ao desinteresse em parcerias. As gestões anteriores da diretoria da SBM estabeleceram fortes vínculos com o setor industrial e acadêmico.
  • Esta chapa se compromete não apenas em manter os vínculos, mas em aprofundá-los e aumentar a abrangência da atuação da SBM.
  • A autonomia financeira demanda uma boa gestão do patrimônio da SBM. Esta chapa se compromete a garantir a valoração dos ativos e equipe, além de, tanto quanto possível, aumentar a capacidade de investimento da SBM em projetos relevantes para o Brasil.
  • Revisar o atual modelo de negócios da SBM no início da gestão da nova diretoria. Os casos de sucesso serão empregados como modelo para novos empreendimentos e parcerias.
  • A chapa entende que a metrologia é multifacetada e interdisciplinar. Incentivar investimentos e ofertas de apoio às atividades de metrologia, quer seja Metrologia Legal, Metrologia Industrial ou Metrologia Científica, é uma estratégia que se pretende implementar em todas as ações da SBM.
  • A chapa se compromete a reforçar os programas de disseminação dos conhecimentos de Metrologia, seja na formação profissional inicial ou continuada, seja em ações de divulgação de fatos e ações.
  • A chapa entende que o aumento da rede de pessoas integradas à SBM aumentará sua importância e, consequentemente, da Metrologia. Dessa forma, buscar o aumento de leads e associados constitui uma meta da chapa.
  • A chapa se compromete em manter a ligação da SBM com outras instituições similares, quer sejam Sociedades Científicas com áreas de interface com a Metrologia, quer sejam associações de maior abrangência, como a SBPC e a ABC.
  • A chapa entende que os eventos científicos organizados pela SBM são pujantes. Assim sendo, nos comprometemos a envidar esforços para manter o excelente nível técnico e científico dos diversos congressos apoiados pela SBM nos últimos anos.
  • A chapa entende que a inovação industrial e a metrologia estão fortemente relacionadas e nesse sentido, se compromete em discutir propostas e ações potenciais que apoiem a indústria em seus processos de inovação de produtos e processos, que exigem cada vez mais ideias disruptivas.
  • Fomentar a formação de novas lideranças na Metrologia, em todos os segmentos (legal, industrial e científica), sob os auspícios da Diretoria Executiva da SBM.
  • A formação de consórcios entre as sociedades com afinidades em comum, também será viés de atuação da nova chapa, buscando fortalecer as parcerias nacionais e internacionais e fomentar soluções de metrologia integradas para a sociedade, academia e indústria.
  • A chapa se compromete a consolidar parcerias internacionais, tais como SIM e BIPM, dentro das possiblidades estatutárias da SBM e do interesse dos associados.
  • A formação do metrologista no nosso país e no mundo é precária. Temos uma ausência de disciplinas de metrologia nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Nesse sentido, a chapa se compromete em incentivar e fortalecer, cada vez mais, a SBM como um Centro de Formação de Metrologistas, capacitando os profissionais nos seus diversos níveis, a saber; formação inicial e continuada, nível técnico e pós-graduação técnica específicos, sob demanda de áreas específicas dos sistemas produtivos.
MEMBROS: PRESIDENTE:
quadro_rodrigo_ RODRIGO PEREIRA BARRETTO DA COSTA-FELIX Engenheiro Mecânico (UFRJ, 1995), Mestre em Engenharia Mecânica (COPPE/UFRJ, 1996) e Doutor em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ, 2005). Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade pelo Inmetro (RJ) desde 1996. Gerente do Laboratório de Ultrassom desde 2008. Docente permanente dos três Programas de Pós-Graduação do Inmetro. Orientou 7 teses de doutorado e 30 dissertações de mestrado. Tem mais de 100 artigos publicados em revistas indexadas no Brasil e no exterior. É associado titular da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) desde 2014, da qual foi membro do Conselho Fiscal (2014-2015) e Vice-presidente por 3 mandatos consecutivos (2016-2018; 2018-2020; 2020-2022). Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) desde 2017. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (Nível 1D) e Cientista do Nosso Estado pela Faperj.
VICE-PRESIDENTE DE GESTÃO E FINANÇAS:
quadro_alexandre_mendes ALEXANDRE MENDES Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Metrologia pela PUC-Rio e Doutor em Eng Mecânica pela PUC-Rio. É professor titular de Metrologia no IFRJ (antigo CEFET Química de Nilópolis/RJ); Diretor de implementação do campus Volta Redonda (2008); Diretor Geral do campus Volta Redonda no período de 2008-2014. Tem experiência na área de Física e Metrologia, com ênfase em: Cálculo de Incerteza; Calibração e Instrumentação Industrial; Física Experimental; Ensino de Física e Qualificação Profissional. É autor dos livros “A Física no Parque”, “Metrologia e Incerteza de Medição” e “Termos e Expressões de Metrologia Aplicáveis ao Ambiente da Saúde – Documento Orientativo – SBM”. Vice-presidente da SBM nos biênios 2010-2012; 2012-2014; 2014-2016 e 2016-2018. Ocupou a presidência do Conselho Deliberativo da SBM até JAN2022.
VICE-PRESIDENTES:
quadro_andre ANDRÉ LUIZ MEIRA DE OLIVEIRA Formado em Engenharia Mecânica, habilitado em Produção e mestre em Metrologia Científica e Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Arquiteto de Soluções na Fundação CERTI. Experiência em análise e planejamento estratégico, redes de negócio, metrologia e garantia da qualidade. Atua diretamente na configuração e desenvolvimento de sistemas preditivos com digital twins e em desenvolvimentos para a gestão da integridade nos mais diversos setores econômicos de atuação da CERTI.
quadro_elisabeth ELISABETH COSTA MONTEIRO Graduação em Medicina (UFRJ), mestrado e doutorado em Biofísica (UFRJ) e pós-doutorado em Física Médica no Istituto di technologie Avanzate Biomediche (Università G. d’Annunzio, Itália). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com atuação em ensino e pesquisa no Dept. de Física e Programa de Pós-Graduação em Metrologia, e como pesquisadora visitante no Vanderbilt Institute for Integrative Biosystems Research and Education, Vanderbilt University, EUA) e no Biomagnetisches Zentrum (Friedrich-Schiller-Universität, Alemanha). Membro da diretoria do comitê TC7-Measurement Science do IMEKO (International Measurement Confederation). Membro do Conselho Deliberativo da SBM até janeiro de 2022. Principais temas de pesquisa: Metrologia, Biometrologia, Confiabilidade Metrológica de Dispositivos Biomédicos, Desenvolvimento de Transdutores para Aplicação Biomédica, Medições Bioelétricas e Biomagnéticas.
quadro_jose_guilherme JOSÉ GUILHERME PEREIRA PEIXOTO Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Tecnologista da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Revisor de projeto de fomento da Comissão Nacional de Energia Nuclear e Revisor de projeto de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear. Atuando principalmente nos seguintes temas: Metrologia, Rastreabilidade, Padronização Secundária, Implantação de qualidades, Mamografia e Cálculo de incerteza. Exerce atualmente mandato como um dos vice-presidentes da Sociedade Brasileira de Metrologia.
quadro_suzana SUZANA BOTTEGA PERIPOLLI Licenciada em Matemática, Mestre em Física pela UFSM e Doutora em Ciências pela UFRGS e pela Universitè de Poitiers, França (cotutela de tese). Possui experiência na área de Física, especialmente em Microscopia Eletrônica de Varredura e Transmissão, Feixe de Íons Focalizados, Nanolitografia, Defeitos induzidos por Implantação Iônica em materiais e Espectroscopias. Atuou como Coordenadora da Área de Serviços Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia Solda e como Pesquisadora do Instituto SENAI de Inovação Inspeção e Integridade na FIRJAN, focada em projetos de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação para as indústrias do Estado do Rio de Janeiro e em consultorias e serviços na área de Ciência dos Materiais, inspeção, integridade, análise de falhas e nanotecnologia. Atua como professora adjunta da Graduação e Pós-graduação no Departamento de Engenharia Mecânica da UERJ atuando no laboratório Multiusuário de Nanofabricação e Caracterização de Nanomateriais – NANOFAB.
Iniciar Chat
Qual sua dúvida?
Olá!
Podemos ajudar?

Nosso horário de atendimento é de:
Segunda a Sexta-feira das 09 h às 17 h