Informações Gerais
OBJETIVO:Levar aos alunos os conhecimentos atualizados relativos à importação e comercialização de equipamentos eletromédicos usados e recondicionados no Brasil, com base na nova RDC ANVISA 579/2021, recentemente publicada. Esta nova Resolução da ANVISA, entrou em vigor na data de 01/01/2022 e é um marco para a flexibilização do comércio de dispositivos médicos no Brasil: uma excelente oportunidade profissional e de empreendedorismo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1. Introdução à RDC 579/2021
- 1.1 Breve histórico da RDC 579/2021.
- 1.2 Um novo marco da comercialização de equipamentos médicos usados no Brasil.
- 1.3 A atividade de Assistência técnica especializada de equipamentos eletromédicos (manutenção terceirizada) e sua atuação no mercado.
- 1.4 O conceito estendido pelo INMETRO de assistência técnica de equipamentos eletromédicos: a portaria INMETRO 384/2020.
- 1.5 Equipamento recondicionado versus assistência técnica especializada.
- Auditorias internas com base na RDC 579/2021: uma oportunidade profissional.
- Empreendedorismo no setor de equipamentos eletromédicos.
Aula 2. Interpretação dos artigos da RDC ANVISA 579/2021 (comentários e aplicação prática)
- 2.1 A ANVISA e o setor responsável pelos equipamentos eletromédicos.
- 2.2 O INMETRO e sua importante função na avaliação da conformidade dos equipamentos eletromédicos.
- 2.3 As autorizações da ANVISA (AFE e AE) para as empresas atuarem no mercado de equipamentos médicos.
- 2.4 Interpretação dos artigos da RDC ANVISA 579/2021 com base na posição da ANVISA e nos comentários do Prof. Jorge Guerra.
- 2.5 Destaques dos pontos mais discutidos no mercado e esclarecidos pela ANVISA com base nas publicações referentes à RDC 579/2021.
Curso por videoconferência via plataforma Zoom®
Os alunos inscritos receberão um e-mail com as instruções de acesso e o link para acesso a sala do
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As informações sobre o acesso ao curso serão disponibilizadas sempre, um dia útil antes da data agendada para seu início e, somente após a confirmação do pagamento.
O ambiente do curso e seu material ficam disponíveis 24 horas por dia, durante o período de acesso selecionado durante a inscrição.
Após o término do curso o aluno poderá assistir as aulas gravadas, consultar o material e realizar a emissão de certificado no ambiente virtual de aprendizagem que ficará disponível por mais 10 dias corridos.
Caso você seja servidor do Inmetro, sua inscrição só será confirmada mediante ao fechamento da turma e autorização da COGEP.
Caso o curso não atinja o número mínimo de participantes, ele poderá ser adiado ou ainda cancelado.
Após realizar a inscrição no site, o setor financeiro encaminhará um e-mail com a cobrança, de acordo com a forma de pagamento selecionada, para que você possa efetivar sua inscrição.
* O valor de associado é válido apenas para os associados da Sociedade Brasileira de Metrologia, que estiverem em dia com as suas anuidades.
Agenda Completa
29/07/2025 a 30/07/2025