Modalidade
Curso Online/Ao vivo
Transmissão pelo
Carga horária
150 h
Investimento mensal
Início da Turma
06/06/2024
O curso tem como objetivo formar profissionais para atuarem como gestores, coordenadores ou responsáveis pela gestão de laboratórios que realizam ensaios, calibração e ou amostragem com ensaios subsequentes, em atendimento aos requisitos de acreditação segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Ao longo do curso o estudante desenvolverá competência sobre o gerenciamento de laboratórios.
Ao final do curso os alunos serão capazes de exercer atividades, como:
DISCIPLINAS | EMENTA |
CARGA HORÁRIA | |
---|---|---|---|
01 |
Fundamentos da Metrologia Industrial |
Aborda aspectos básicos da metrologia, como: termos e expressões metrológicas (VIM); estrutura metrológica brasileira, mundial. Algarismo significativo |
12 |
02 |
Estimativa da Incerteza de Medição |
Aborda a metodologia do ISO GUM para o cálculo da incerteza de medição, incluindo estatística básica. |
15 |
03 |
Análise Crítica de Certificado de Calibração e Ensaio. |
Analisa certificado de calibração/ensaio; critérios de periodicidade de calibração (Método de Schumacher e Carta de Controle); Critério de Aceitação |
9 |
04 |
Gestão de Laboratório de Calibração e Ensaio |
Conceitos relacionados aos Laboratórios de Calibração e Ensaio, segundo ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Orientações para a Acreditação de Laboratórios; Custos Relacionados ao Processo de Acreditação; Requisitos do Organismo Acreditador; Requisitos de Imparcialidade e Confidencialidade; Definição do Conjunto de Atividades do Laboratório; Gerenciamento das competências da Equipe; Gerenciamento dos Equipamentos do Laboratório; Produtos e Serviços Providos Externamente; Garantia da Validade dos Resultados; Processo de Reclamação de Clientes; Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade; Riscos e Oportunidades relacionados às atividades de Laboratório; Requisitos Regulamentares Aplicáveis; Auditoria Interna e Análise Crítica pela Gerência; Acordos de Reconhecimento Mútuo no Campo do Acreditação de Laboratórios. Origem e aplicação das BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO. Conceitos gerais das BPL incluindo: organização e pessoal da Instalação de teste; programa da garantia da qualidade; instalações; equipamentos, materiais e reagentes; sistema teste, item de teste e item de referência; procedimentos operacionais padrão; execução do estudo; condução do estudo; relatando os resultados do estudo; armazenamento e retenção de registros e materiais |
12 |
05 |
Auditorias |
Conceitos e Fundamentos relacionados aos processos de Auditoria; Estruturação de um Programa de Auditoria; Execução do Programa de Auditoria e técnicas para realizá-lo; Como redigir não conformidades; Perfil e Postura do Auditor; Técnicas de contra auditoria; Auditorias Remotas. |
12 |
06 |
Indicadores de Desempenho e Ferramentas da Qualidade |
Como definir missão, visão, objetivos e indicadores de desempenho para Laboratórios. Diagrama de causa e efeito, Pareto, Fluxograma, Folhas de Verificação, Cartas de Controle, Histogramas, Gráficos de Dispersão. |
12 |
07 |
Gerenciamento da Rotina |
Trabalho não conforme. Ação Corretiva. Análise crítica da Gerência. Controle de documentos. NIE-Cgcre-009. Gestão de Provedores Externos. Programação de Auditorias. |
12 |
08 |
Garantia da Validade dos Resultados |
Mecanismos internos para garantia da validade; mecanismos externos para garantia da validade; NIT-Dicla-026; Análise Crítica de Ensaio de Proficiência. Escopo significativo. |
12 |
09 |
Gestão de Riscos em Metrologia |
Requisitos e Referências Normativas; O conceito Risco e Oportunidade; Processo de Gerenciamento de Riscos; Princípios aplicados da Gestão de Riscos Entendimento e aplicação dos princípios da gestão de riscos; Tratamentos de Riscos e Oportunidades. |
9 |
10 |
Seleção e uso de materiais de referência e padrões |
Entender a diferença entre um material de referência (MR) e um material de referência certificado (MRC) e quando deve-se utilizar cada um deles é essencial neste processo. Realizar a análise crítica dos certificados de MRC. |
12 |
11 |
Gestão profissional e planejamento estratégico do negócio |
Definindo o escopo de atuação. Atendimento a clientes. Valorando os serviços prestados. Marketing e satisfação dos clientes. Princípios da gestão por processos, desde o mapeamento até o monitoramento e melhoria |
12 |
12 |
Sistemas de Gestão da Qualidade |
Para que serve uma norma de Sistemas de Gestão. O que é um sistema de gestão. Histórico das normas de Sistema de Gestão: ISO 9000 (Fundamentos e Vocabulário), ISO 9001 (Sistemas de gestão da qualidade), ISO/IEC 17025 (Requisitos para acreditação de Laboratórios), ISO 10012 (Sistemas de gestão da medição). Como estruturar e implantar um sistema de gestão – tópicos essenciais. |
12 |
13 |
Gestão da equipe técnica |
Exigências da ABNT NBR ISO/IEC 17025; Conceitos de Liderança e Gestão; Time como principal diferencial competitivo; Avaliação e monitoramento de competências. |
9 |
Carga horária total |
150 h |
As aulas serão ministradas semanalmente às terças e quintas-feiras, das 19 h às 22 h, conforme calendário que será divulgado no início do curso. O curso terá duração prevista de 12 meses;
As disciplinas serão ministradas de forma síncrona, com encontros online ao vivo, realizados pela ferramenta de videoconferência Zoom
As aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas, no ambiente virtual de aprendizagem da SBM, para alunos que não possam assistir em tempo real ou, simplesmente, queiram assistir novamente. Além das aulas ao vivo, o professor complementará o conteúdo por meio de atividades orientadas e acompanhadas.