Equipamento aguarda avaliação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

 Equipamento criado em SC pode mapear e classificar grau de dor em pacientes

Em Santa Catarina, foi criado um equipamento capaz de dar ao médico um mapa e uma escala que classifica o tamanho da dor do paciente. A dor é medida na escala Reitz, o sobrenome do biólogo que inventou a máquina, como mostrou o RBS Notícias.

O equipamento, na parte superior, registra a altura e o peso. Nas laterais, sensores captam a umidade, temperatura da paciente e do ambiente. Os sensores enviam para uma tela 34 dados diferentes. Os modelos disponíveis até agora, analisavam, no máximo dois dados.

Uma câmera com infravermelho capta a temperatura da parte do corpo que dói. O software recebe informações sobre o teste físico e de um questionário. Depois, cruza os dados com mais de 600 casos pesquisados, com índice de erro de 2%.

“Algumas empresas sugeriram para fazer, por exemplo, um analgésico, que diminui de zero a dois RTZ (Reitz) ou um analgésico que diminui até quatro RTZ, cremes que possam aliviar a dor, possa ser calibrado nesse sentido”, disse Felipe Reitz, inventor da máquina.

mapa

 Equipamento mapeia a dor no corpo do paciente (Foto: Reprodução/RBS TV)

Potencialidades

No caso de uma perícia da Previdência Social, a máquina poderia identificar se a dor que o paciente alega é real – essa foi uma das motivações da invenção. Além disso, pode evitar custos e fraudes para seguradoras.

“Além de levarmos ao Immetro nacional, que é o órgão que vai certificar e validar o produto, queremos também levar ao governo federal, especialmente ao Ministério do Trabalho, Previdência e ao Ministério da Ciência e Tecnologia, porque trata-se de uma inovação que vai trazer grandes benefícios aos órgãos de governo tanto do estado, município, União, quanto à sociedade brasileira”, disse o presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), João Cardoso Ecker.

A máquina da dor está patenteada e, se passar pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), poderá ser vendida para clínicas ainda neste ano por cerca de R$ 200 mil.

A Associação Catarinense de Medicina e a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor não quiseram se manifestar sobre o equipamento. O Inmetro não deu um prazo para uma avaliação.

Spread the love