Rodrigo P. B. Costa-Félix Américo Bernardes

livro-zo-RDgAAQBAJ

A ausência de bibliografia básica em português nas áreas de metrologia e avaliação da conformidade é um consenso na comunidade científica e tecnológica. Existem poucos textos compreensivos que podem ser base para o ensino nessas áreas, bem como servir de apoio aos técnicos nas diversas áreas produtivas. E isso prejudica a formação de nossos profissionais. Essa carência, detectada nas “Diretrizes Estratégicas para a Metrologia Brasileira”, compromete a qualidade de nossos produtos, é desfavorável para o cidadão e o meio ambiente e diminui nossa competitividade.

Este livro, primeiro volume de uma trilogia, foi organizado com a intenção de preencher uma lacuna na literatura técnica em Metrologia. O primeiro volume cobre 15 assuntos de interesse de profissionais da indústria, de professores e estudantes de diversos níveis, além de profissionais liberais e consultores. É dedicado aos fundamentos da Metrologia. Nele são abordados os seguintes temas: história da metrologia, sistema internacional de unidades (SI), vocabulário internacional de metrologia (VIM), incerteza de medição, validação de métodos de medição, materiais de referência, ensino de metrologia no Brasil, estrutura e organização da metrologia nacional e internacional, metrologia legal, avaliação da conformidade e as demais ferramentas de tecnologia industrial básica (TIB). Foram envolvidos mais de 45 profissionais na realização desse projeto, incluindo organizadores, autores e revisores técnicos.

Espera-se que seja dada uma necessária contribuição a melhor educação e formação de nossos profissionais, gestores e empresários, garantindo melhores condições para nossos desenvolvimento econômico e social.

 

Link para compra:

 

Saraiva: http://www.saraiva.com.br/metrologia-vol-1-fundamentos-9644977.html

Amazon: https://www.amazon.com.br/Metrologia-Vol-Fundamentos-Rodrigo-Costa-F%C3%A9lix-ebook/dp/B071RSLWWY/ref=sr_1_7?ie=UTF8&qid=1494610883&sr=8-7&keywords=metrologia

GooglePlay: https://play.google.com/store/books/details/Rodrigo_P_B_Costa_F%C3%A9lix_Metrologia_Vol_1?id=zo-RDgAAQBAJ

 

 

Valor: R$ 40,00

 

SOBRE OS AUTORES:

Rodrigo P. B. Costa-Félix

Engenheiro mecânico (UFRJ, 1995), com mestrado em acústica (COPPE/UFRJ, 1996) e doutorado em engenharia biomédica (COPPE/UFRJ, 2005), é pesquisador tecnologista em metrologia e qualidade do Inmetro, onde trabalha desde 1996. Atualmente, é chefe do Laboratório de Ultrassom, no qual trabalha desde sua criação em 2008. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, ambos do Inmetro, tendo orientado e supervisionado mais de 20 alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. É um dos vice-presidentes da Sociedade Brasileira de Metrologia e secretário da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. É pesquisador do CNPq desde 2012 e Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj desde 2015.

 

Américo T. Bernardes

Engenheiro Eletricista (UFJF, 1977), com mestrado em Física (UFRGS, 1980) e doutorado em Física (USP, 1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, tendo sido seu coordenador entre 2005-2006. Foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa entre 2003 e 2009 e Chefe do Centro de Capacitação do Inmetro entre 2007 e 2012. É professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua como professor dos programas de pós-graduação em Engenharia de Materiais e Ciência dos Materiais. Exerce atualmente a direção do Departamento para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Spread the love